Minha escola

A Escola Municipal “Professor Severino Bezerra” de ensino Fundamental de 1º Grau e Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1º e 2º segmento tem sua sede no bairro são Benedito, situada à Rua Senador Dinarte Mariz, 550 na cidade de Pau dos Ferros, Estado do Rio Grande do Norte.


           A mesma é mantida pelo Poder Público Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, começou a funcionar a partir de março de 1974, autorizada pela Portaria de nº 346/76 de 30/12/76 e pelo decreto de criação nº 332/73 de 25/09/73, da Secretaria de Educação e Cultura e Conselho Estadual de Educação.
           A Escola tem a finalidade de oferecer a Educação Básica nos níveis Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), inspirada nos princípios de liberdade e de ideais de solidariedade humana,com o objetivo de desenvolver no educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.


           A gestão da escola é realizada de forma democrática com a finalidade de possibilitar autonomia pedagógica, administrativa, financeira de forma a garantir a qualidade do ensino ministrado e as normas de gestão e convivência que visam orientar os profissionais no âmbito da escola a se fundamentarem pelos princípios de solidariedade, ética, pluralidade cultural, autonomia e gestão democrática.

Me conhecendo melhor !


Sou Genário Pinheiro graduando em Serviço Social, Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, atuando nesta função a 01(um) ano na Escola Municipal " Profº Severino Bezerra". Tive a grata oportunidade de participar deste maravilhoso curso de formação o PROFUNCIONÀRIO,espaço de formação e capacitação fantástico que contribui significativamente para o melhoramento do serviço público e para a capacidade laboral dos seus servidores. Este curso tem me ajudado bastante na minha práxis profissional e em minha capacitação cidadão e profissional.

Módulo 7 – Informática básica

Hoje, o computador faz parte da nossa realidade como mais uma tecnologia disponível para nos auxiliar e vai tornando-se tão usual quanto o controle remoto e o telefone celular.

A informática nos dias atuais nos ajuda não só no trabalho,mas também em casa e até mesmo no exercício da cidadania. No trabalho, por meio da informática podemos, por exemplo, produzir e corrigir um texto com mais facilidade. Em casa, é possível, entre outras coisas, comunicarmo-nos por meio da internet. A informática mostra-se cada vez mais útil também no exercício da cidadania. Um exemplo disso é o voto por meio da urna eletrônica.

E é com o objetivo de mostrar a você algumas ferramentas essenciais para o uso do computador, a fim de facilitar muitas das suas atividades do dia-a-dia,além de possibilitar a ampliação de seus horizontes de conhecimento e de comunicação, que apresento este material de estudo do uso básico da informática.

Neste Módulo, você conhecerá o que é um sistema operacional – que possibilita a visualização do que o computador faz –, um editor de texto – que torna a escrita de textos uma tarefa mais fácil e criativa – e um navegador – ferramenta que permite uma viagem pela grande rede mundial de computadores chamada internet. Então, mãos à obra.

Objetivo:
Apresentar ao cursista, funcionários de escola, noções elementares de tecnologia da informação e de ferramentas para uso de microcomputador, capacitando-o para editar textos e utilizar os recursos da internet. Espera-se possibilitar ao cursista elementos básicos para saber utilizar o computador como ferramenta auxiliar no seu trabalho.

Ementa:
Curso básico de informática. Descobertas e criações do homem na sua relação com a natureza e o trabalho. Industrialização no Brasil. O que é tecnologia. Tecnologia da informação. Internet e acesso à tecnologia da informação no Brasil. Tecnologias e mercado de trabalho. O que é informática. A informática na formação do trabalhador. Sistema operacional Windows XP. Editor de texto Word XP. Navegador Internet Explorer. Linux. Editor de texto KWord. Navegador Mozilla Firefox.

Módulo 6 – Gestão da Educação Escolar

É composto de cinco unidades e busca contribuir com a formação continuada dos funcionários da educação cujo processo de trabalho, desenvolvido em diferentes espaços como os da alimentação, da secretaria, dos multimeios, do meio ambiente e da infra-estrutura, contribui para que a escola pública cumpra com o seu papel social na formação dos estudantes. No presente módulo, vamos abordar as diferentes concepções da administração capitalista, destacando a especificidade da gestão educacional e seus desdobramentos, limites e possibilidades, no que concerne aos atuais processos de organização e gestão. Além disso, vamos analisar também os limites e as possibilidades de construção de processos de participação que contribuam para o repensar da gestão da educação e da escola pública no país, envolvendo os diferentes sujeitos da comunidade local e escolar: estudantes, professores, funcionários,pais, equipe gestora e comunidade, dando ênfase ao papel dos funcionários da educação. A unidade I busca refletir sobre a administração ou gestão da escola: as principais concepções e abordagens, tomando-a como um campo de disputa de projetos,

cujos desdobramentos implicam formas de organização e gestão das escolas e a efetivação da educação como um direito social. Essa unidade aborda, ainda, a reforma de Estado brasileiro e as perspectivas para a gestão escolar, buscando situara relação entre educação, escola e Estado no Brasil e as políticas educacionais em curso no país. Ao mesmo tempo, procura contextualizar as políticas educacionais com a gestão democrática, para o avanço das lutas em prol da educação pública como direito social.

A Unidade II busca analisar a gestão da educação e da escola por meio da compreensão da estrutura escolar no Brasil e dos contornos legais de seu funcionamento, discussão da gestão democrática como princípio e motor nas lutas dos trabalhadores em educação, na conquista do direito à educação para todos  como dever do Estado, expresso na atuação dos diversos entes federativos: União, Estados,Distrito Federal e os Municípios.

Dessa forma, a Unidade III analisa a gestão democrática da escola pública e aponta concepções, implicações legais e operacionais, com ênfase no Projeto Político-Pedagógico e no trabalho coletivo na escola. Essa unidade ressaltará os processos de trabalho na escola, vinculando-os à construção da gestão democrática.

Por sua vez, a Unidade IV analisa e discute os mecanismos de participação da unidade escolar e a construção de graus progressivos da sua autonomia. Ao enfatizar os processos e os mecanismos de participação, essa unidade destaca, entre outros, a escolha de diretores, os conselhos escolares e os grêmios estudantis, como espaços de vivência e aprendizado do jogo democrático. Por fim a unidade V retoma a discussão sobre a gestão democrática e os trabalhadores da educação, evidenciando conceitos e concepções trabalhadas ao longo do módulo. Ela visa, fundamentalmente, destacar a ação pedagógica que se realiza na escola por meio do trabalho docente e não-docente e pretende ressaltar a necessidade da efetiva participação dos trabalhadores da educação na construção da gestão democrática na escola e na garantia da educação como um direito social.

Objetivo:
Espera-se que o funcionário de escola possa compreender as diferentes concepções e abordagens da administração capitalista e a especificidade da gestão educacional bem como aprenda a identificar as relações entre a reforma do estado brasileiro e a gestão escolar. Deseja-se, ainda, que o cursista, no exercício de seu fazer princípios da gestão democrática e, principalmente, construí-la em seu cotidiano.

Ementa:

Administração e gestão da educação: concepções, escolas e abordagens. A gestão da educação: fundamentos e legislação. Reforma do Estado brasileiro e gestão escolar. Gestão, descentralização e autonomia. Gestão democrática: fundamentos, processos e mecanismos de participação e de decisão coletivos.

Módulo 5 – Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

Objetivo:
Espera-se do cursista, ao fim deste módulo, a aquisição de conhecimentos que o faça compreender melhor o mundo contemporâneo em que vive, construído historicamente pelas classes sociais antagônicas, que lutam pela hegemonia da sociedade e sacudido por uma série de transformações que tem alterado, nas últimas décadas, a forma de produzir a riqueza, a organização do Estado, o comportamento das pessoas e a relação com seus semelhantes. Espera-se também que o cursista, na qualidade de educador e trabalhador da educação, que luta pelo seu reconhecimento profissional e empenha-se na sua formação técnica, entenda o seu papel e o da educação na conservação ou na transformação da presente realidade.

Ementa

A Sociologia como resposta intelectual às transformações sociais resultantes da Revolução Industrial, do Industrialismo e da Revolução Francesa. Elementos e características do Funcionalismo e do Materialismo Dialético. Educação na perspectiva conservadora: o registro conservador de Émile Durkheim e a influência do pensamento liberal de John Dewey e da teoria do Capital Humano. Educação na perspectiva crítica: educação como reprodutora da estrutura de classes ou como espaço de transformação social. Reestruturação capitalista, reformas do Estado e o mundo do trabalho: o desenvolvimento das relações de trabalho na história da humanidade. A reestruturação do modo de produção capitalista. As reformas do Estado, o papel da escola e o compromisso social dos trabalhadores da educação.

Módulo 4 – Relações interpessoais: abordagem psicológica

Objetivo:
Espera-se apresentar ao cursista construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico que permitam uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania. Outra questão importante que será apresentada é como refletir sobre o papel da escola na formação do sujeito.

Ementa:

Processo de desenvolvimento humano: infância, adolescência, fase adulta e velhice.Relações e práticas pedagógicas educativas na escola. Relações interpessoais na perspectiva da construção coletiva na educação. Desenvolvimento afetivo e cognitivo.

Modulo 3 – Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica

Neste módulo, convido você a se perguntar sobre o homem1. Sobre o “homem,o pensamento e a cultura”, para provocá-lo a pensar e responder de algum jeito as perguntas do primeiro parágrafo, com base nas atitudes que os parágrafos seguintes sugerem.

Perguntar sobre o homem, o pensamento e a cultura fará você pensar sobre o significado sociocultural do existir humano e (re)pensar sua vida e sua profissão,com vistas a poder participar mais intensamente na escola como educador profissional e como cidadão.

Para isso, este Módulo está divido em 5 unidades, nas quais você vai trabalhar

sobre:
Unidade 1 — O tornar-se humano e profissional como construção sociocultural

Unidade 2 — O tornar-se humano e profissional pelas práticas simbólicas

Unidade 3 — O tornar-se humano e profissional pelo trabalho

Unidade 4 — O tornar-se humano e profissional pelas práticas valorativas

Unidade 5 — O tornar-se humano e profissional na escola

Você trabalhará o “tornar-se humano e profissional” levando em conta o homem genérico (conceito de homem) e cada homem individual ao mesmo tempo. Assim, cada unidade apresenta perguntas, respostas possíveis, outras perguntas e sugestões de atividades de reflexão, observação e escrita, além de sugerir outras leituras e filmes que podem lhe ajudar a pensar sobre os assuntos em estudo. As atividades sugeridas dizem respeito ou a algum conteúdo do módulo apresentado antes, ou que será apresentado depois, ou a alguma situação das práticas sociais na escola ou fora dela.

Objetivo do Módulo

Apropriar e criar condições teórico-práticas com as quais problematizar, investigar e criticar a participação na escola, com vistas à construção da identidade de educador profissional.

Ementa

Processo de construção da cidadania. Filosofia como instrumento de reflexão e prática. Ética, moral e política. O ambiente físico e social. Relações homem/natureza. Aspectos e valores culturais. Linguagem e comunicação.

Modulo 2 - Educadores e educandos: tempos históricos

Objetivo

Espera-se possibilitar ao cursista, funcionários de escola, a aquisição de conhecimen-tos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições, de diversidade étnico-cultural. Espera-se que o cursista compreenda a educação e a escola como parte da cultura de um povo, num determinado tempo e espaço. E, além disso, que a história é construída por homens e mulheres em movimentos constantes de transformação, de rupturas ou de continui-dades.

Ementa

A educação e a escola através dos processos históricos. A construção, organização e o significado das instituições escolares. Educação e Ensino. Funções da escola na socie¬dade capitalista. As relações entre classes sociais e educação. Processos educativos: continuidades e descontinuidades. Movimentos sociais de mudanças e de resistência. Diversidade étnico-cultural: homens e mulheres sujeitos históricos. Governo, mercado e educação.

Módulo 1 – Funcionarios de escolas: cidadãos,educadores, professores e gestores

Devemos manter o vínculo iniciado nos módulos da Formação Pedagógica do Profuncionário,programa que tem usufruído da Educação a Distância e da formação em serviço,para que seja possível a sua profissionalização há tanto tempo esperada e merecida, é claro.


No Profuncionário, a educação é vista como um processo permanente, que vai da vida para a escola e da escola para a vida, identificando conhecimentos formalmente estruturados e saberes adquiridos com a prática. Enfatiza o caráter histórico e cultural do conhecimento, possibilitando uma formação articulada com as necessidades sociais e, ao mesmo tempo, promove a auto-realização e o desenvolvimento da educação brasileira.

O objetivo foi e continuará sendo poder unir o estudo ao seu trabalho, o que torna a formação mais significativa e interessante, uma vez que acontece no contexto da vida real e a motivação, com certeza, é maior porque ocorre durante todo o processo educativo.


A partir deste Módulo, trataremos de questões mais específicas da sua rotina de trabalho sem, no entanto, deixar de considerar as informações apreendidas nos Módulos da Formação Pedagógica e Instrucionais, a troca de Conhecimentos, a Prática Profissional Supervisionada e acima de tudo, o fortalecimento da identidade profissional após mais de duas décadas de luta por este reconhecimento, que vai para além dessa formação, refletindo de forma efetiva na qualidade dos serviços prestados para a educação brasileira.

SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Eixo da formação pedagógica : O eixo da formação pedagógica traz, portanto, a proposta de ampliar e movimentar a visão dos funcionários sobre a escola, tentando deslocar e multiplicar os seus olhares, para que possam repensar e reorientar suas práticas e suas relações nela e com ela: com a própria escola, com os demais segmentos que compõem a comunidade escolar e, sobretudo, consigo mesmos, educadores.

Os seis módulos que constituem o eixo da formação pedagógica são os seguintes:

• MÓDULO 1 - Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores.

• MÓDULO 2 Educadores e Educandos: tempos históricos.

• MÓDULO 3- Homem, pensamento e cultura : abordagens filosófica e antropológica.

• MÓDULO 4 Relações interpessoais: abordagem psicológica.

• MÓDULO 5 Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação.

• MÓDULO 6 Gestão da Educação Escolar.

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo geral : Oferecer formação profissional, em nível médio a distancia aos funcionários que atuam nos sistemas de ensino da educação básica pública.

Objetivos específicos:

1. Formar técnicos em Gestão Escolar.

2. Formar técnicos em Multi-meios Didáticos.

3.Formar técnicos em Alimentação Escolar.

4. Formar técnicos em Meio Ambiente e Manutenção da Infra-estrutura Escolar.

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO


O Ministério da Educação(MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica(SEB), fortalece e amplia desde o ano de 2008 o Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores (Profuncionário).

Esse programa do Governo federal que tem como objetivo desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização, visando contribuir para reverter à dívida histórica do Estado brasileiro para com o segmento de funcionários da educação.

O MEC propôs ao Conselho Nacional de Educação(CNE) a inclusão, nas atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio de uma área especifica de educação não só para a aquisição das competências necessárias para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, mas também como instrumento importante para a construção da identidade dos funcionários da educação e sua valorização.

Em atenção à solicitação do MEC, o Conselho Nacional de Educação optou por incorporar Apoio Escolar, com habilitações em Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multi-meios Didáticos e Meio Ambiente e Manutenção da Infra-estrutura Escolar.

O parecer CNE/CEB nº16/2005, aprovado em 03/08/2005 e homologado pelo ministro da Educação em 26/10/2005, contribuiu efetivamente para a realização do Profuncionário Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação, e busca unir as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana com prometida ética e profissionalmente com a construção de educação de qualidade para todos.