Modulo 3 – Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica

Neste módulo, convido você a se perguntar sobre o homem1. Sobre o “homem,o pensamento e a cultura”, para provocá-lo a pensar e responder de algum jeito as perguntas do primeiro parágrafo, com base nas atitudes que os parágrafos seguintes sugerem.

Perguntar sobre o homem, o pensamento e a cultura fará você pensar sobre o significado sociocultural do existir humano e (re)pensar sua vida e sua profissão,com vistas a poder participar mais intensamente na escola como educador profissional e como cidadão.

Para isso, este Módulo está divido em 5 unidades, nas quais você vai trabalhar

sobre:
Unidade 1 — O tornar-se humano e profissional como construção sociocultural

Unidade 2 — O tornar-se humano e profissional pelas práticas simbólicas

Unidade 3 — O tornar-se humano e profissional pelo trabalho

Unidade 4 — O tornar-se humano e profissional pelas práticas valorativas

Unidade 5 — O tornar-se humano e profissional na escola

Você trabalhará o “tornar-se humano e profissional” levando em conta o homem genérico (conceito de homem) e cada homem individual ao mesmo tempo. Assim, cada unidade apresenta perguntas, respostas possíveis, outras perguntas e sugestões de atividades de reflexão, observação e escrita, além de sugerir outras leituras e filmes que podem lhe ajudar a pensar sobre os assuntos em estudo. As atividades sugeridas dizem respeito ou a algum conteúdo do módulo apresentado antes, ou que será apresentado depois, ou a alguma situação das práticas sociais na escola ou fora dela.

Objetivo do Módulo

Apropriar e criar condições teórico-práticas com as quais problematizar, investigar e criticar a participação na escola, com vistas à construção da identidade de educador profissional.

Ementa

Processo de construção da cidadania. Filosofia como instrumento de reflexão e prática. Ética, moral e política. O ambiente físico e social. Relações homem/natureza. Aspectos e valores culturais. Linguagem e comunicação.