CARACTERIZAÇÃO DO CURSO


O Ministério da Educação(MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica(SEB), fortalece e amplia desde o ano de 2008 o Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores (Profuncionário).

Esse programa do Governo federal que tem como objetivo desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização, visando contribuir para reverter à dívida histórica do Estado brasileiro para com o segmento de funcionários da educação.

O MEC propôs ao Conselho Nacional de Educação(CNE) a inclusão, nas atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio de uma área especifica de educação não só para a aquisição das competências necessárias para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, mas também como instrumento importante para a construção da identidade dos funcionários da educação e sua valorização.

Em atenção à solicitação do MEC, o Conselho Nacional de Educação optou por incorporar Apoio Escolar, com habilitações em Gestão Escolar, Alimentação Escolar, Multi-meios Didáticos e Meio Ambiente e Manutenção da Infra-estrutura Escolar.

O parecer CNE/CEB nº16/2005, aprovado em 03/08/2005 e homologado pelo ministro da Educação em 26/10/2005, contribuiu efetivamente para a realização do Profuncionário Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação, e busca unir as dimensões técnicas e pedagógicas imprescindíveis para a formação humana com prometida ética e profissionalmente com a construção de educação de qualidade para todos.